quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

COMIDAS TÍPICAS DO PIAUÍ


A pedidos de algumas amigas que estão querendo experimentar algumas comidas típicas do Piauí, vou colocar está semana somente pratos Típicas Piauiense. Espero que gostem e se deliciem....!

Das cozinhas típicas do Nordeste a do Piauí difere-se pelo apreço aos "Cheiros verdes" (coentro e cebolinha verde), à cebolinha branca, à pimenta-de-cheiro e ao corante natural extraído do urucum. O capote (galinha-da-angola, Cocá) muitas vezes é servido junto com a Marial Isabel (carne-seca picada com arroz). O sabor da cozinha do estado se revela na paçoca (carne-seca, desfiada com a farinha e socada no pilão, no capão cheio (galo caipira cozido) e na peixada de Piratinga, servida com leite de coco e batata-doce. Para beber, cajuína (suco de caju clarificado)e tiquira ( aguardente forte de mandioca). Na sobremesa, compotas de limão, jaca, caju e buriti. No sul do Estado, usa-se colorir o arroz com açafrão. Na área sertaneja, é muito comum a mistura de arroz com feijão (Baião-de-Dois), ou ainda a mistura de feijão com milho, que deve ter toucinho, pé e orelha de porco. É o chamado "Pintado" ou "Mucunzá", e come-se de preferência com frito de porco; - O uso de carne com caldo (molho fino) é outra característica bem típica do costume alimentar dos piauienses. Um exemplo é a carne seca picadinha ou a carne fresca moída misturada com quiabo, jerimum, macaxeira e maxixe, temperada com muito "cheiro-verde", manteiga de garrafa e nata. Dependendo das misturas, recebe os nomes locais de "Quibêbe", "Picadinho", "Caldo de Carne" ou "Capiau; - Apesar da predominância das comidas sertanejas à base de carne, a cozinha piauiense dispõe de excelentes pratos à base de peixes e de frutos do mar. As frigideiras e as caldeiradas de camarão, as casquinhas de caranguejos, os mexidos de ostras e caranguejos, as peixadas ao leite de coco babaçu satisfazem os mais exigentes paladares. Piratinga, Mandubé, Matrincham e Branquinho são alguns dos peixes de primeira qualidade encontrados no rio Parnaíba; - A doçaria piauiense é a mais rica e diversificada do Nordeste. São famosos os doces e compotas de caju, de manga, de goiaba, de mangaba, de buriti, de bacuri, de groselha, de casca de laranja da terra e de tantas outras frutas. O doce de casca de limão azedo é o mais típico do Piauí; - É variada, ainda, a utilização da farinha de puba (mandioca) para o preparo de bolo caseiro e beiju, e a macaxeira pode ser servida cozinhada e assada no forno ou na brasa.

RECEITAS:

CAPOTE COM FAROFA DE CUSCUZ
.
:: Ingredientes

Para o escaldado:

1 capote grande e gordo
1 pimentão picadinho
2 tomates sem pele e sem sementes picados
1 cebola grande ralada em ralo grosso
2 dentes de alho amassados
1 amarrado de cheiro verde
Sal e pimenta do reino a gosto
Suco de limão para lavar o capote
2 colheres (sopa) de óleo
1 pimenta de cheiro picadinha (opcional)

Para a farofa:

2 xícaras (chá) de massa de milho
Sal e açucar a gosto
Água o quanto baste

:: Modo de fazer

Lave o capote com água de limão, corte pelas juntas e tempere com sal, pimenta, alho socado e a cebola ralada. Reserve.

Em uma panela aqueça o óleo e doure os pedaços de capote.

Acrescente o pimentão, os tomates e o cheiro verde, juntamente com a marinada em que o capote ficou reservado.

Coloque uma xícara (chá) de água quente e deixe cozinhar.Se precisar, retifique o tempero.

Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até que o capote esteja macio (não deixe secar, se precisar coloque mais água quente)

Enquanto isso faça o cuscuz para a farofa:

Coloque a massa de milho em uma tigela.

Polvilhe o sal e o açúcar a gosto e vá borrifando com água fria até obter uma farofa granulosa.

Coloque numa cuscuzeira e leve ao fogo por mais ou menos 20 min.

Tranfira o capote para um prato de barro aquecido, deixando um pouco do molho na panela.

Misture o cuscuz com o molho reservado, polvilhe com bastante cheiro verde picadinho e deixe refogando mais um pouco.

Sirva quente acompanhando o capote


RECEITA: MARIA ISABEL


Ingredientes

1 Kg de carne-de-sol dessalgada cortada em cubos
1 xícara (chá) de toucinho, cortado em cubos
800 g de arroz
Água fervente o quanto baste
4 dentes de alho amassados
2 cebolas roxas médias picada
3 tomates maduros, sem peles e sem sementes, picados
1/2 xícara (chá) de óleo
1 pitada de louro em pó
1 colher (chá) de cominho moído
Pimenta-de-cheiro e cheiro-verde picados a gosto
Sal se precisar
2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (encontrada em casas de produtos nordestinos)

:: Modo de fazer

Afervente a carne, depois de dessalgada, para amolecer um pouco. Escorra.

Em uma panela grande aqueça o óleo e frite ligeiramente a carne e o toucinho de fumeiro. Tempere com o louro, o cominho, o alho e a cebola picada.

Continue refogando até que a cebola esteja alourada. Acrescente os tomates, a pimenta-de-cheiro e o arroz, previamente lavado, escorrido e seco. Refogue tudo muito bem e adicione água fervente suficiente para cobrir o arroz.

Retifique o sal se precisar, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe até o arroz ficar macio e úmido. Retire do fogo, junte a manteiga de garrafa, polvilhe o cheiro verde picadinho, misture e transfira para o prato de serviço de preferência de barro ou cerâmica. Sirva em seguida.

Nenhum comentário: